Avançar para o conteúdo principal

Dez regras para as reuniões (Ramiro Marques)

1.O que pode ser dito por escrito não deve ir parar às reuniões. 2.As informações devem ser distribuídas, por escrito, antes da reunião. 3.Elabore, em word, um "esqueleto" da acta, a fim de facilitar a vida ao secretário da reunião. 4.A ordem de trabalhos deve centrar-se na discussão dos problemas e não na descrição de situações ou na distribuição de informações. 5.A ordem de trabalhos deve ser suficientemente curta para que a reunião não demore mais de duas horas, sob pena de se tornar improdutiva. 6.As informações que são dadas nas reuniões do conselho pedagógico não devem ser repetidas nas reuniões de departamento; em vez disso, o presidente do CP deve divulgar as informações e deliberações das reuniões do CP na Página Web da escola, tornando-as acessíveis a todos; outra hipótese é a divulgação das informações por e-mail para todos os professores da escola. 7.Distribua com antecedência a convocatória com a ordem de trabalhos. 8.Crie uma regra de ouro: quando um colega quiser repetir uma argumentação, deve apenas referir: "faço minhas as palavras do António". 9.Mostre-se alegre e optimista no início da reunião, nunca perca a calma e não se envolva em discussões estéreis ou acusações mútuas. 10.Cuide do espaço: certifique-se de que o local escolhido tem espaço e luz suficientes e todos se distribuem de modo a estarem frente a frente. Nota: Achou estas dicas úteis? Tem outras dicas que queira partilhar? Quais? Publicada por Ramiro Marques http://professoresramiromarques.blogspot.com/

Comentários

APC disse…
Sou tentada a discordar, em parte, com o primeiro mandamento: o que deve ser transmitido por escrito, é bom que o seja, concordo; mas o que "pode" sê-lo, nem sempre ganha com isso, uma vez que as reuniões podem apresentar vantagens que de outra forma não se alcançam, por ex.:

- Permitem a partilha de aprendizagens;
- Permitem reconhecer a existência de conflitos encobertos;
- Permitem a diminuição dos mal-entendidos (do "diz que disse");
- Permitem a interacção e o convívio;
- Apelam ao envolvimento de todos, à coesão social;
- São responsabilizadoras, etc.

(Não estou a citar, mas a "atirar ao calhas" as que me ocorrem).

Seja como for, penso compreendê-lo; e ao contexto a que se refere! ;-)

Um abraço.
Ilda B. disse…
Cara apc:
Não concorda que as reuniões estão a ter uma duração excessiva?
Como refere são o lugar ideal para a partilha, para o envolvimento de todos no projecto, para o esclarecimento de dúvidas e mal entendidos. Então concordará que se a reunião é só para comunicar decisões então elas devem fazer parte de uma comunicação dentro ou fora da reunião e não ocupar lugar de discussão. Se é para cumprir e não há nada a modificar para quê "roubar" tempo à discussão?
Obrigada pelo comentário.

Mensagens populares deste blogue