Avançar para o conteúdo principal

Portugal longe dos objectivos comunitários

Portugal está no bom caminho para atingir os objectivos comunitários em matéria de educação e formação ao longo da vida mas esse caminho a percorrer ainda é longo, revelou ontem um relatório da Comissão Europeia. As áreas mais sensíveis e que requerem um maior investimento são o abandono escolar, a literacia e a formação ao longo da vida. O documento teve por base a análise de 29 indicadores e pretendia avaliar os progressos registados nos vários Estados-membros com vista a atingir, em 2010, as metas inscritas na chamada Estratégia de Lisboa. No relatório, a Comissão Europeia elogia o panorama português em relação ao número de computadores por aluno e de escolas ligadas à Internet, reconhece os "esforços visíveis" no aumento do investimento público na educação, mas dá sinal negativo à formação ao longo da vida. Em matéria de abandono escolar, os números também não são animadores: Portugal continua nos lugares cimeiros da tabela, a par de Malta. O objectivo comunitário é que, dentro de cinco anos, o abandono escolar não ultrapasse os 10%, o que significa que Portugal terá de trabalhar muito para descer dos 30,6% (no caso das mulheres) e dos 47,9% (no caso dos homens), registados em 2004.”
www.educare.pt → Como vamos ultrapassar estas dificuldades? → 47,9% de abandono escolar masculino é uma pesada herança para as gerações futuras. Estes jovens vão estar em situação muito desvantajosa numa comunidade cada vez mais alargada. → Que cidadãos estamos a formar?

Comentários

Xavier disse…
O que diferencia os nossos alunos e familias, dos alunos e familias do resto da Europa?
Que razões estruturais teremos que enfrentar para debelar o abandono escolar?
Estou cansado de ouvir sempre o mesmo discurso fácil e vazio sobre as razões deste problema e as acções a desenvolver. O que é facto é que o problema persiste sem diminuir o seu impacto social. Para mim o abandono escolar é, em primeiro lugar, o reflexo do nosso insucesso profissional. A minha preocupação centra-se na minha acção e no que posso fazer para impedir os meus alunos de abandonarem a escola.
Ilda B. disse…
Xavi
Obrigada pela tua colaboração.
"discurso fácil e vazio" lamento mas não posso concordar. Queres mais conteúdo do que 47,9% de abandono escolar? Não achas que o caso é sério e grave e por isso deverá ser debatido? Ou é melhor calarmos esta realidade?
Sol do Povo disse…
Xavi Wrote:
"reflexo do nosso insucesso profissional".
Xavi: fala por ti.
Temos que analisar o insucesso escolar de várias formas: 1ª aquela que são apresentadas pelas estatísticas e que nem sempre apresentam a realidade. (se houver um frango para duas pessoas, estatisticamente cada pessoa comeu meio frango e logo não há fome. Agora pensem se na realidade o frango foi comido por uma unica pessoa).
Nesse relatório que apresentas qual a definição de abandono escolar? (saída antes do 9º?)Existe qq coisa de errado, pois há minha volta as escolas todas não apresentam esses dados.
Bom também temos que analisar algum abandono escolar pela sociedade em que vivemos. Cada vez mais os estudos não são essenciais para sucesso na vida. Muitos licenciados estão no desemprego.
Muitas familias também não têm tempo para estar e educar os seus filhos e acaba por provocar muitas vezes que essas crianças se sintam deslocados da sociedade e que literalmente só façam o que lhes apetece. Temos que ser francos, para a capacidade de raciocinio de um jovem é muito mais fácil faltar às aulas ou ir passear com os amigos do que estar na escola a ter aulas (muitas vezes sem qualidade, sim pq na realidade tb temos mts professores q não o deviam ser, felizmente a maioria não o é)
Enfim...penso que já chega de contributo
Anónimo disse…
É Preciso é avaliação... avaliação dos professores e dos funcionários públicos... há muitos que não fazem nada (literalmente nada).
Sou professor e tenho um colega que me disse na cara que foi para professor porque queria-se dedicar à piscina q tem em casa e à horta que tb tem por la. Sendo professor conseguia fazer isso... ninguem o chateava... ia para as aulas falava umas coisas... os alunos não percebiam nada (assim niguem questiona)
Enfim.... muito mais se podia dizer. Felizmente há mts e mts professores mt bons. Agora por favor... para não acabarem com os bons... deitem os mt maus na RUA... Sim RUA é para onde eles merecem IR

Mensagens populares deste blogue