Avançar para o conteúdo principal
“(...) a contribuição real dos meios de comunicação digitais para a educação é a flexibilidade que pode permitir a cada indivíduo encontrar trajectos pessoais para aprender (...)”.
Papert (1997)
Poucas inovações provocaram na educação tanta expectativa como as tecnologias de informação e comunicação. Na actual sociedade do conhecimento num mundo globalizado as TIC trazem potencialidades, alteração de métodos e estratégias pedagógicas bem como mudanças significativas nas relações interpessoais de todos os actores presentes na escola. O professor deixa de ser a fonte única de conhecimento e passa a ser o coordenador de uma experiência de aprendizagem onde também aprende. O Currículo Nacional que emerge do Decreto-Lei 6/2001 e outros documentos oficiais pede à escola em geral e à Geografia em particular, que forme jovens competentes e futuros cidadãos responsáveis. Os nossos alunos devem viver experiências que desenvolvam competências de aprendizagem ao longo da vida, indispensáveis ao cidadão do século XXI. As tecnologias de informação e comunicação são uma ferramenta poderosa que o professor não pode dispensar no processo educativo. Os processadores de texto, as folhas de cálculo, as bases de dados, os programas de edição electrónica e recentemente a Internet (com as diferentes ferramentas que disponibiliza para pesquisa, comunicação e produção de informação), são os meios que se colocam ao serviço da escola e sem os quais esta não se configura com qualidade. As TIC constituem um elemento valorizador das práticas pedagógicas pelo que acrescentam em termos de acesso a informação, flexibilidade e diversidade de suportes no tratamento e apresentação da mesma, para além de valorizarem os processos de compreensão de conceitos, na medida em que conseguem associar diferentes tipos de representação que vão desde o texto à imagem fixa e animada, ao vídeo e ao som. Assim sendo, é urgente a formação de professores nestas áreas, sob pena de escola e sociedade continuarem separadas por grande fosso, altamente penalizador para todos.

Comentários

Anónimo disse…
Concordo com o que escreves mas, também passa por nós e pelas nossas escolas que, com os meios humanos e materiais que já possui, poderá começar a intoduzir as TIC na aulas. Penso que já se pode fazer qq com o que temos.É preciso organização e trabalho e isso nenhum governo nos pode dar.
Um abraço,
A. Trabulo

Mensagens populares deste blogue

EB2/3 na plataforma moodle

Integrados no Projecto Portáteis, os alunos da EB2/3 Padre António Lourenço Farinha dão os primeiros passos na plataforma moodle. As aprendizagens fazem-se agora com uma metodologia completamente inovadora, a sala de aula passa a ser on line, toda a comunicação professor-aluno e aluno-aluno é feita através de formato web. Num tempo em que os nossos alunos se familiarizam tão rapidamente com as TIC, esta é uma metodologia que pode revolucionar as formas de aprendizagem. Vamos continuar a dar notícias e a publicar a avaliação do projecto.

Gripe das Aves

Caso se encontre alguma ave morta na via pública deve-se avisar de imediato a Inspecção-Geral de Veterinária para recolha e posterior análise do animal e NUNCA TOCAR no mesmo. Este procedimento deve ter-se quer se trate de pardais, pombos, perdizes, garças e principalmente patos, cegonhas e gaivotas, os mais prováveis portadores do vírus da gripe das aves. Para tal, aqui fica o contacto – Por favor divulguem.LINHA VERDE DE EMERGÊNCIA DA GRIPE AVIÁRIA800 207 275 - Dias úteis das 8:00 às 20:00 Estará Portugal a fazer tudo o que deve ser feito? Ou será preciso ocorrer casos graves de saúde pública?