A questão que se coloca prende-se com a forma como a posição geográfica do nosso país, no extremo ocidental da Europa, marcou a sua história e o seu desenvolvimento , no passado.
A localização periférica do território português, no contexto da Europa, marcou, no passado, um certo isolamento face aos grandes centros políticos, económicos e culturais.
Contudo, num passado mais recuado, foi essa mesma perificidade que promoveu o contacto com o mar, desenvolveu o conhecimento da navegação, despertou a curiosidade que conduziu aos Descobrimentos, momento maior da História do nosso país.
Fonte: Queirós, A. et al. (2013).Descobrir Portugal. Porto: Porto Editora.
Integrados no Projecto Portáteis, os alunos da EB2/3 Padre António Lourenço Farinha dão os primeiros passos na plataforma moodle. As aprendizagens fazem-se agora com uma metodologia completamente inovadora, a sala de aula passa a ser on line, toda a comunicação professor-aluno e aluno-aluno é feita através de formato web. Num tempo em que os nossos alunos se familiarizam tão rapidamente com as TIC, esta é uma metodologia que pode revolucionar as formas de aprendizagem. Vamos continuar a dar notícias e a publicar a avaliação do projecto.
Comentários