Avançar para o conteúdo principal

Sim à internet nas escolas, mas com protecção

Um responsável do Ministério da Educação (ME) defendeu esta quarta-feira que, mais do que garantir o acesso dos alunos à Internet, as escolas devem ensiná-los a usufruir das potencialidades deste meio, com acompanhamento, para garantir a sua segurança, noticiou a agência Lusa. João Pedro Freitas, da Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet nas Escolas, da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do ME, destacou o papel fundamental que as escolas têm em garantir o acesso das crianças e jovens às novas tecnologias. No entanto, «garantir só o acesso não e suficiente, é preciso ensinar as crianças e jovens como utilizar este meio», disse o especialista, durante um seminário organizado pelo Ministério da Educação. Segundo João Pedro Freitas, as tecnologias devem estar dentro das salas de aula e completamente integradas nas disciplinas para que as crianças e jovens aprendam a lidar com a Internet e encarem este meio como um instrumento normal. Isto «ainda não acontece porque estas tecnologias são ensinadas de forma passiva pelos professores e na maioria dos casos as crianças não são envolvidas de forma activa na exploração deste meio e com o devido acompanhamento», defendeu. http://www.portugaldiario.iol.pt

Comentários

Mensagens populares deste blogue

EB2/3 na plataforma moodle

Integrados no Projecto Portáteis, os alunos da EB2/3 Padre António Lourenço Farinha dão os primeiros passos na plataforma moodle. As aprendizagens fazem-se agora com uma metodologia completamente inovadora, a sala de aula passa a ser on line, toda a comunicação professor-aluno e aluno-aluno é feita através de formato web. Num tempo em que os nossos alunos se familiarizam tão rapidamente com as TIC, esta é uma metodologia que pode revolucionar as formas de aprendizagem. Vamos continuar a dar notícias e a publicar a avaliação do projecto.

Gripe das Aves

Caso se encontre alguma ave morta na via pública deve-se avisar de imediato a Inspecção-Geral de Veterinária para recolha e posterior análise do animal e NUNCA TOCAR no mesmo. Este procedimento deve ter-se quer se trate de pardais, pombos, perdizes, garças e principalmente patos, cegonhas e gaivotas, os mais prováveis portadores do vírus da gripe das aves. Para tal, aqui fica o contacto – Por favor divulguem.LINHA VERDE DE EMERGÊNCIA DA GRIPE AVIÁRIA800 207 275 - Dias úteis das 8:00 às 20:00 Estará Portugal a fazer tudo o que deve ser feito? Ou será preciso ocorrer casos graves de saúde pública?